Blog

nr12 adequações

Adequação de máquinas NR-12: o que uma empresa precisa fazer para se adequar a norma?

A Norma Regulamentadora n° 12, NR-12, é uma das 36 Normas Regulamentadoras a que as empresas devem se adequar, de acordo com a CLT, para oferecer saúde, segurança e bem-estar aos colaboradores.

A norma prevê, especificamente, as medidas de segurança relativas a máquinas e equipamentos no ambiente laboral. Esse documento passou por atualização através da Portaria n° 916 de 30 de julho de 2019.

Diz respeito à análise de risco dos projetos elétrico, mecânico, entre outros. Também foca na adoção de medidas de adição de barreiras fixas e móveis no ambiente de trabalho industrial, visando proteger os perímetros que representam maior risco aos trabalhadores. Continue lendo para saber como uma empresa pode passar pelo processo de adequação de máquina conforme a NR-12.

Medidas necessárias para adequação de máquinas NR-12

Para que a adequação à norma NR-12 seja feita de forma efetiva é importante estabelecer parceria com empresas especializadas nesse tema. A FIX Automação é uma empresa que atua no segmento de segurança de máquinas, oferecendo produtos e serviços para que essa adequação possa ser concluída com sucesso.

A FIX conta com uma linha completa de produtos destinados à proteção de máquinas e equipamentos no ambiente industrial. Além disso, oferece o serviço de desenvolvimento de projetos focados na adequação à NR-12. Basicamente, a implementação se dá em quatro etapas.

nr 12 adequações de máquinas
Saiba mais sobre adequações de maquinas

Quatro etapas da adequação de máquinas à NR-12

Como citamos, a FIX Automação oferece o serviço de desenvolvimento de projetos para adequar máquinas e equipamentos à NR-12. Confira abaixo quais são as quatro etapas pelas quais a empresa precisa passar para estar devidamente adequada às exigências dessa norma regulamentadora.

Etapa 1 – Análise de risco

O departamento de engenharia da FIX Automação realiza o processo de análise de riscos seguindo as determinações da NR-12. É realizado o levantamento de riscos que toda máquina e equipamento oferecem para os trabalhadores.

A partir dessa coleta de informações, é realizado um relatório em que são apresentadas as conformidades e as não conformidades do equipamento, tomando por base a NBR ISO 12.100 de 2013.

Etapa 2 – Elaboração do projeto de adequação a NR-12

O projeto de adequação a NR-12 é desenvolvido na segunda etapa de acordo com a análise de risco feita na primeira etapa. Esse projeto objetiva mitigar os riscos identificados como potencialmente nocivos para os trabalhadores.

Etapa 3 – Instalação do projeto

O projeto desenvolvido e elaborado conforme a primeira etapa é, então, executado. Nessa etapa, é fabricado e montado o projeto à máquina ou equipamento. É importante ressaltar que todo o processo se relaciona com a primeira etapa e a análise de risco. Essa análise precisa ser feita considerando todos os potenciais riscos.

Etapa 4 – Validação das instalações

Essa é a última etapa do processo de adequação à NR-12, a fase em que é feita a inspeção final no equipamento. É necessário que todas as funções sejam devidamente testadas para que se chegue à conclusão da eficiência da proteção e do pleno funcionamento das máquinas e equipamentos.

A investigação da situação do equipamento leva à geração de um “laudo” que compõe a documentação junto com a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART). Todas as etapas são essenciais para que a adequação de máquinas à NR-12 seja concluída com sucesso.

Máquinas que precisam de barreira física

De acordo com a NR-12 necessitam de barreira física todos os equipamentos que possuem um ponto de esmagamento, movimento, agarramento, corte, prensa, entre outros. Esses equipamentos e máquinas precisam da devida proteção para que estejam devidamente adequados à norma.

Dentre os dispositivos de segurança que podem ser utilizados estão grades modulares, proteções em alumínio, proteções especiais para máquinas e itens de montagem. Na FIX Automação é possível contar com projetos específicos para as necessidades do seu equipamento e máquina para tornar o seu ambiente laboral adequado.

A adequação de máquinas à NR-12 permite criar um ambiente seguro para os colaboradores, gerando mais produtividade e reduzindo custos, como os do departamento jurídico. A redução de acidentes de trabalho é essencial para criar um ambiente industrial salutar para os trabalhadores e com potencial para ser inovador.

Quer saber mais sobre a adequação de máquinas à NR-12? Então consulte o site da FIX – Segurança de máquinas.