No contexto industrial, o planejamento de produção se mostra fundamental para a gestão e o aprimoramento das atividades de uma empresa. Planejar o sistema produtivo da companhia permite prever, organizar e controlar o uso dos recursos que têm impacto direto no sucesso do atendimento das demandas do mercado.
Esse método conhecido, também pelo nome de Planejamento e Controle de Produção (PCP), é um ramo da Engenharia de Produção que visa promover o gerenciamento das atividades da indústria, além de realizar uma eficiente identificação dos recursos operacionais. A base para a aplicação do PCP em uma empresa é composta por quatro pilares: programação, carregamento, sequenciamento e monitoramento.
Continue lendo para entender melhor como funciona o PCP e quais são os seus benefícios para o bom andamento de uma companhia.
O que é Planejamento de Produção?
Em linhas gerais, o planejamento de produção foca em responder as seguintes questões, entre outras:
- O que deve ser feito?
- Como deve ser feito?
- Quando deve ser feito?
- Qual a ordem em que as atividades que devem ser feitas?
Embora as práticas do planejamento variem de acordo com o setor da empresa a que estão sendo aplicados, se mantêm sempre baseadas nos seus pilares fundamentais: programação, carregamento, sequenciamento e monitoramento. Há um esforço de sistematização e padronização de produção.
Com o passar do tempo, esse método organizado de trabalho se reflete no aumento da eficiência da organização, reduzindo os prejuízos e perdas. Quando se trabalha com um sistema devidamente bem organizado, fica bem mais simples identificar eventuais gargalos.
Conheça o passo a passo do Planejamento de Produção
A seguir apresentaremos o passo a passo para colocar o PCP em ação na sua companhia.
Primeiro passo
O início da implementação do PCP consiste em definir quais são os objetivos e metas desse planejamento, o ideal é definir metas de curto, médio e longo prazo. Essa observação de horizontes desejados torna esse planejamento mais eficaz e alinhado com as estratégias da companhia de maneira geral.
Segundo passo
A etapa seguinte à determinação das metas consiste na previsão de demanda, ou seja, a empresa precisa ter ciência de uma eventual dependência de um produto em particular ou de possíveis oscilações causadas pelo mercado.
Terceiro passo
O planejamento deve identificar se o sistema de produção adotado será o de formação de estoque ou de atuação sob demanda.
Quarto passo
Para prosseguir na elaboração do planejamento da empresa, é necessário observar qual é a capacidade produtiva com os equipamentos industriais atuais, se essa capacidade acompanha a demanda e se há a necessidade de incrementar o parque fabril. É crucial ter conhecimento detalhado a respeito da gestão de estoques, que devem ser mantidos sempre no nível ideal.
Respondendo as perguntas fundamentais
Resumidamente, a implementação do planejamento de produção depende de responder satisfatoriamente a algumas perguntas simples que incluem as já citadas “quando produzir?”, “quanto produzir?” e “em que ordem produzir?”.
A primeira questão pode ser respondida de formas diferentes de acordo com o sistema adotado, o sistema sob demanda (produção conforme a necessidade) e por estoques (formação de reservas).
A questão relativa a quanto produzir pode ser respondida de duas formas também: infinito ou finito. No primeiro caso, as tarefas são determinadas sem levar em consideração a capacidade dos postos de trabalho.
Já no segundo, o trabalho é organizado levando em conta a capacidade e a demanda. Para finalizar, é necessário organizar a ordem de produção, embora seja uma etapa mais complexa, pode ser resolvida adotando sistemas de decisão simples.
O primeiro sistema que pode te ajudar nessa determinação é o FIFO (First in, first out = primeiro que entra, primeiro que sai). Outra possibilidade para organizar o sistema de produção é iniciar pelo fabrico dos produtos que possuem menor tempo de entrega ou que são mais rapidamente processados. Precisar usar máquinas especiais para a produção pode ser um fator para “empurrar” um produto para o final da fila.
Quais são os benefícios de adotar o Planejamento de Produção?
Há uma série de benefícios de adotar o PCP, como a identificação de potenciais gargalos produtivos, ter mais controle sobre a produção industrial, reduzir custos, diminuir o tempo ocioso do maquinário, estabelecer metas e definir cronogramas, otimizar o sistema de trabalho e adotar métodos mais práticos e eficientes para a produção.
Quer saber mais sobre planejamento de produção? Então entre em contato com o Grupo CSX e conheça as nossas soluções!