Entender o que é eficiência energética e aplicar esse conceito na sua empresa é uma forma de se manter alinhado com as principais tendências do futuro, além de obter a melhor performance corporativa baseada em menos gastos. Praticamente tudo o que nos cerca é eletrônico, tornando a energia a principal commodity do mundo, independentemente de sua origem (solar, hidrelétrica, termelétrica, eólica ou nuclear).
Nesse contexto, utilizar aparelhos que são energeticamente ineficientes (usam mais energia do que o necessário para funcionar, gerando desperdício) contribui para perdas corporativas significativas. Continue lendo para entender melhor o conceito de eficiência energética e como aplicá-lo na sua companhia.
O que é eficiência energética?
Na introdução deste artigo, mencionamos de forma resumida o que significa eficiência energética, porém, é válido nos aprofundarmos mais nesse conceito. Vamos começar refletindo sobre o significado da palavra eficiência, basicamente, ela se refere à capacidade de algo ou alguém apresentar bom desempenho usando o mínimo necessário de recursos disponíveis, com o menor número de erros possível. Logo, a eficiência energética consiste em apresentar um desempenho de excelência com o menor dispêndio energético.
Uma forma simples de trazer o conceito para a prática é pensar que na hora de comprar lâmpadas, algumas são consideradas mais eficientes do que outras por ajudarem a economizar energia, por exemplo. As lâmpadas de LED se destacam como mais econômicas do que as incandescentes porque o funcionamento das últimas depende do aquecimento de um filamento interno, perdendo grande parte da energia na forma de calor.
Por que investir em eficiência energética?
Agora que já ficou claro o que é eficiência energética, é interessante pensar nas razões para investir em projetos com esse foco. Embora apresentem custos elevados, os projetos de melhora da eficiência energética representam uma redução significativa dos custos das organizações com energia em um período de tempo relativamente curto. Além disso, projetos de atuação mais sustentável, contribuem para a consolidação de uma imagem mais corporativa mais positiva diante do público.
Mais do que economizar energia (algo que já é bem interessante em termos de redução de custos) é possível aumentar a produtividade das empresas pela adoção de sistemas e mecanismos mais eficientes. Otimizar a companhia para alcançar um nível de maior eficiência energética é uma forma de chegar ao futuro com soluções mais pertinentes.
Eficiência energética: como aplicar na sua empresa?
Certamente, a busca por uma maior eficiência energética dentro das empresas é uma das bases para se posicionar com solidez no mercado em médio e longo prazo. Essa é uma tendência do futuro que já tem grande relevância no presente. Abaixo listamos algumas medidas para tornar a sua empresa energeticamente mais eficiente.
1 – Invista em otimização do controle
Controle é a palavra-chave para alcançar a plenitude da eficiência energética, pois somente acompanhando de perto é possível identificar quais são os setores com maior dispêndio de energia e quais já estão operando de maneira assertiva.
A recomendação é adotar o uso de softwares de gestão que permitam a mensuração da produção em comparação com o uso energético, gerando, assim, indicativos para serem verificados constantemente.
2 – Invista na conscientização dos colaboradores
Há diversas campanhas em prol da economia de energia que incentivam as pessoas a mudarem alguns hábitos para reduzir a conta de luz em casa. Esse conceito de mudança de comportamento pode ser levado para o ambiente organizacional.
Os colaboradores devem ser incentivados a desligar aparelhos ociosos, manter a luz acesa somente enquanto estiverem nos ambientes, se organizarem para realizar atividades com dispêndio de energia em conjunto, entre outras medidas. Implementar programas como o 5S na companhia é uma forma de estimular o desenvolvimento de um desejo de contribuição para a economia e uso sustentável dos recursos.
3 – Invista em equipamentos mais eficientes
Nos últimos anos, foram desenvolvidas tecnologias que visam tornar equipamentos variados mais eficientes do ponto de vista energético. As empresas que investem na troca de equipamentos energeticamente dispendiosos por outros mais econômicos recuperam o investimento com a economia de energia que passam a ter. Além disso, aparelhos com tecnologias de controle de desperdício energético costumam ser mais seguros e produtivos.
4 – Adoção de diferentes fontes energéticas
O uso de fontes energéticas alternativas e limpas, como a energia solar, é uma tendência que está se tornando cada vez mais presente em setores variados. Essa tecnologia se baseia na instalação de infraestrutura que contribui para a captação dos raios solares para posterior conversão em energia elétrica. É um investimento que, além de significar economia, pode contribuir para a construção de uma imagem de companhia sustentável para a sua empresa.
Quer saber mais sobre eficiência energética? Acesse o site do Grupo CSX e saiba mais sobre as soluções oferecidas!