A linha de produção industrial foi popularizada pela Ford no começo do século passado e se mantém como a base da indústria até os dias de hoje. Nesse sistema, cada funcionário tem uma função e o trabalho de todos dá origem ao produto final. Em uma fábrica de botas, por exemplo, as tarefas de cortar o couro e colar as partes do calçado são realizadas por pessoas diferentes.
Já faz algum tempo que a automatização do trabalho industrial vem se tornando popular e transformando o modo como a indústria produz. A sinergia entre tecnologia e o trabalho humano resulta em mais produtividade e eficiência nos processos, com redução de perdas e erros. Soluções, como máquinas mais independentes, esteiras e robôs, estão se tornando recorrentes. Continue lendo para entender melhor.
Linha de produção industrial: a transformação do processo
O sistema de linha de produção industrial promoveu uma grande transformação na indústria, tornando-a mais eficiente através da especialização de cada colaborador em sua atividade. Cada funcionário realiza uma parte do processo, contando ou não com o auxílio de máquinas. Desde 1913 esse sistema é utilizado por empresas de inúmeros segmentos.
A consolidação da indústria 4.0 tem contribuído para uma nova transformação na forma como as fábricas trabalham. A automatização de processos vem se tornando cada vez mais ampla, permitindo que os colaboradores sejam realocados em tarefas que demandam o discernimento humano para a tomada de decisões. A automatização já é uma realidade no presente e um critério para as empresas que desejam se manter estáveis no futuro.
Por que a automatização é importante?
Abaixo listamos alguns tópicos que permitem entender por que a automatização da linha de produção na indústria está se tornando imprescindível para a manutenção das companhias em médio e longo prazo no mercado.
Padronização e controle de qualidade
Certamente, os dois principais benefícios da produção automatizada são permitir uma maior padronização dos produtos e um controle de qualidade mais rígido. A inserção de soluções automatizadas em diferentes etapas dos processos industriais corrobora para reduzir a quase zero o número de erros e evitar o retrabalho, que tanto contribui para o prejuízo. Os consumidores nunca foram tão rigorosos quanto agora, em que têm acesso à informação e a opções diversas para atender as suas necessidades.
Processos integrados
Quando o assunto é automatização da linha de produção industrial, não tem como não mencionar a importância de integrar os processos, criando um sistema mais coeso. O uso de softwares e máquinas com mais autonomia permite não somente tornar os processos mais interligados como também gerar indicadores de controle de cada etapa. O gerenciamento dos pedidos e conclusões de produção se torna muito mais eficiente com essa integração.
Automatizar é um sinônimo de tornar o trabalho na indústria mais inteligente e profícuo. Para ficar mais claro o quanto isso pode ser impactante, imagine ter uma resposta exata para os questionamentos dos clientes a respeito da previsão de entrega dos seus pedidos. A automatização fornece meios para ter respostas concretas e em tempo real da produção.
Adoção de um layout mais inteligente
A otimização dos processos se estende, inclusive, ao layout adotado para o estoque e transporte de mercadorias, visando evitar perdas de recursos e garantir um uso mais racional do espaço. O uso de maquinário de transporte e alocação mais adequados às necessidades corrobora para mais facilidade de supervisão das atividades. O ambiente industrial como um todo se torna mais salubre.
Automatização da linha de produção: o futuro da indústria
As soluções inteligentes e estratégicas fornecidas pela indústria 4.0 representam o futuro do mercado industrial. As linhas de produção automatizadas se baseiam na geração e análise de dados, uso de equipamentos de qualidade, atividades laborais mais seguras com o auxílio de robôs e outros recursos, além do planejamento mais eficiente em médio e longo prazo.
A automatização faz toda a diferença no tocante a reduzir os erros e perdas no decorrer do trabalho industrial. Trata-se da base para a construção de um futuro mais sólido para a indústria no qual se tem mais acuidade na produção. O gerenciamento automatizado da indústria é bastante interessante para ampliar a produção e a lucratividade dos processos.
Deseja saber mais sobre automação da linha de produção industrial? Fale com a Sandei e conheça as soluções oferecidas!