Robotic Process Automation (RPA) representa uma evolução na automação industrial de atividades empresariais a partir de um uso eficiente de Inteligência Artificial (IA). Esse sistema se baseia em um robô que observa o método de trabalho do colaborador humano, de maneira a poder repeti-lo ininterruptamente e em uma velocidade bem mais significativa.
A adoção do RPA pelas empresas tem permitido concentrar a atenção dos colaboradores em questões mais relevantes e que dependem da ponderação humana para se chegar a uma solução mais efetiva. Enquanto isso, os robôs realizam atividades mecânicas, como a inserção de dados em um sistema, captura de imagens, criação de bancos de dados, entre outras.
Se você ainda tem dúvidas a respeito da efetividade do RPA, continue lendo este texto em que vamos apresentar os motivos pelos quais adotar o sistema.
O que é Robotic Process Automation (RPA)?
Empresas de todos os setores têm descoberto o quanto pode ser vantajoso para alavancar a sua produtividade adotar o Robotic Process Automation. Esse sistema foca na automação industrial de uma série de atividades que apresentam alguma complexidade, mas que não deixam de ser mecânicas.
Em vez de manter os colaboradores focados em preencher dados em planilhas, por que não libertá-los dessa tarefa e realocá-los no desenvolvimento de soluções para a companhia? Como ainda é necessário que as planilhas sejam devidamente preenchidas, nada melhor do que contar com a automação robótica desse processo e ter a garantia de que será realizado sem a chance de erros. Esse exemplo pode ser aplicado a uma série de atividades cotidianas das empresas capazes de serem realizadas com grande eficiência pelo RPA.
Como o RPA funciona?
Antes do desenvolvimento do RPA, era necessário fornecer listas de atividades para que as ferramentas de automação de processos fossem devidamente executadas. Seu grande diferencial é a adoção de um sistema em que o robô é capaz de observar e guardar os processos, de maneira a replicá-los. Dessa forma, não é necessário alimentar o sistema com instruções, ele observa, aprende e coloca em prática.
Por que adotar um Robotic Process Automation?
A partir do que apresentamos acima a respeito do RPA, fica evidente que se trata de um sistema de fácil implementação e que pode levar a mudanças significativamente positivas dentro das empresas. Conheça um pouco melhor os benefícios que a adoção desse sistema pode oferecer.
Redirecionamento dos colaboradores
A partir do momento em que o RPA assume a realização de atividades repetitivas do dia a dia das empresas, é possível realocar os colaboradores em atividades que demandem mais reflexão e a visão humana para a tomada de uma decisão assertiva.
Aumento do engajamento dos colaboradores
Quando os funcionários de uma empresa deixam de cumprir funções repetitivas para se dedicarem a atividades intelectualmente mais complexas, tendem a se sentir mais valorizados e, consequentemente, passam a ter maior engajamento corporativo. Realizar atividades mais desafiadoras é um grande estímulo para o desenvolvimento da criatividade.
Diminuição da taxa de erros
A realização de atividades repetitivas por pessoas pode ser marcada por uma taxa significativa de erros, haja vista que há possibilidades de desvio do foco. O sistema RPA reduz as chances de falha, pois o robô não se entendia, não descuida da tarefa e sempre mantém o ritmo. Os processos internos se tornam muito mais eficazes com relatórios com informações precisas.
Aumento da produtividade
Falando em ritmo, é fundamental mencionar que o robô consegue trabalhar muito mais rapidamente do que um colaborador humano ao executar atividades repetitivas. Inclusive, quando há aumento da demanda de trabalho, o robô consegue aumentar a sua taxa de produtividade para acompanhar a necessidade da empresa naquele momento.
Rápido retorno financeiro
A implementação de robótica de automação de processos oferece um retorno financeiro bastante rápido, pois seus resultados podem ser observados após pouco tempo de uso. As equipes se tornam mais motivadas e produtivas, além disso, a redução de erros comuns do dia a dia é facilmente detectada.
Melhora do relacionamento com os clientes
A automação de sistemas pode ser aplicada, inclusive, para melhorar o relacionamento com os clientes. O atendimento mais eficiente é decisivo para a fidelização do consumidor, em especial aqueles que estão realizando o primeiro contato.
Para mais sobre Robotic Process Automation (RPA), fale com a SANDEI e conheça as nossas soluções em automação industrial na industria 4.0!