Blog

Eficiência Energética

Eficiência Energética – Como economizar Energia na sua empresa

Desde que foi inventada, a energia elétrica se tornou essencial em todas as casas, empresas e indústrias. Às vezes, é tão automático usufruir dessa modernidade que nem percebemos o quanto gastamos e, muitas vezes, desperdiçamos. Principalmente quando falamos de gestores de empresas, percebemos que são tantas funções e questões para tomar conta que fica difícil se concentrar na economia de energia.

No entanto, com algumas atitudes relativamente simples, é possível colaborar com a eficiência energética, reduzir o consumo de energia e, consequentemente, diminuir o valor da conta de luz. Acompanhe este artigo e confira 4 dicas para aplicar na sua empresa!

Eficiência energética na indústria

Entendemos por eficiência energética a prática de melhorar o uso das fontes de energia a fim de evitar desperdícios. Na indústria, isso acontece quando a empresa consegue produzir mais utilizando menos energia. 

Além de ser um benefício imenso para o meio ambiente, é uma solução econômica inteligente para gestores que buscam maior produtividade e, ao mesmo tempo, a redução de custos. Quando falamos da indústria, nos referimos a um setor que chega a gastar 40% dos seus custos de produção com energia elétrica, segundo a Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro). 

Como economizar com a eficiência energética?

Todo setor tem uma área que utiliza mais energia do que outra. No caso da indústria, a iluminação, os motores elétricos, a refrigeração e o ar comprimido representam mais de 50% dos custos com energia elétrica, de acordo com a CNI (Confederação Nacional da Indústria). Isso significa que, se a empresa consegue realizar reduções significativas nesses itens, pode ter uma economia significativa em sua conta de luz. Confira abaixo como você pode fazer isso com algumas atitudes simples. 

1- Iluminação

Sempre que planejar algum tipo de iluminação, é preciso pensar bem nas luzes que irá utilizar, na tecnologia da lâmpada, nos sistemas de controle, entre outros itens que podem fazer a diferença no consumo de energia.

A melhor opção é a luz fluorescente compacta, que é quatro vezes mais eficiente que as lâmpadas incandescentes e tem uma durabilidade incomparável, cerca de 12 vezes mais. 

Em ambientes internos, vale a pena aproveitar o máximo da luz natural. É possível fazer isso colocando coberturas transparentes e grandes janelas que permitem a entrada de iluminação externa. Outra dica é instalar sensores de presença que desligam as luzes automaticamente quando o ambiente está desocupado.

Uma atitude que também pode trazer resultados positivos é instalar circuitos independentes para cada setor, adequando o tipo de iluminação para cada atividade. Assim, ambientes que recebem mais luz natural, por exemplo, ou que não precisam de uma iluminação tão forte, podem economizar com a instalação de menos lâmpadas. 

Tem ainda uma opção muito inteligente quando o assunto é eficiência energética, que é a instalação de um painel solar. Essa tecnologia converte energia do sol em energia elétrica por meio de placas solares.

2- Motores elétricos

A melhor opção para economizar neste item é substituir motores ineficientes por motores com uma boa eficiência energética. Eles podem ser um pouco mais caros, mas o investimento acaba compensando a longo prazo. 

Se a sua empresa ainda não tem disponibilidade financeira para efetuar essa aquisição, outras atitudes podem ajudar a economizar energia. Uma delas é desligar os motores das máquinas quando não estiverem em uso e realizar uma manutenção frequente de cada uma delas para evitar um funcionamento ruim, que pode acabar elevando o consumo de eletricidade.

Alguns ajustes que também podem ajudar são na potência dos motores, para que funcionem de acordo com o carregamento atual, e na velocidade, que deve ser ajustada conforme a necessidade. 

3- Refrigeração

Seja qual for o tipo de refrigeração, existem algumas maneiras de economizar no uso de energia elétrica. Uma delas é evitar a proximidade com fontes de calor como estufas, fornos e contato direto com a luz solar. Também é indicado usar lâmpadas eficientes em locais com sistemas de resfriamento, além de armazenar produtos que demandem a mesma temperatura da câmara e manter as portas e antecâmaras bem fechadas e vedadas.

Lembre-se de sempre realizar a manutenção dos componentes do sistema de refrigeração para que o nível de eficiência energética não seja prejudicado ao longo do tempo. Outra dica é se certificar de que a temperatura configurada não está menor do que o necessário. 

4- Ar comprimido

O setor industrial costuma usar sistemas de ar comprimido para diversas funções, como em processos mecânicos ao alimentar equipamentos pneumáticos, para limpar peças sob pressão ou até mesmo para provocar reações em medicamentos, alimentos e eletrônicos.

Uma das maneiras de economizar energia neste tópico é realizar periodicamente a limpeza dos filtros de ar e de filtros separadores de óleo, e também da drenagem do reservatório central. Também é possível acrescentar válvulas de controle de fluxo para evitar fugas de ar e remover ramais inoperantes para não gerar acúmulos e vazamentos.

Agora você já sabe algumas atitudes simples que pode colocar em prática no seu negócio. Se quiser levar essas e outras soluções de eficiência energética para a sua empresa, conte com a Sandei Automação