Blog

apreciação de risco nr12

Entenda a diferença entre apreciação de risco e análise de risco dentro da NR-12

Compreender a diferença entre análise e apreciação de risco no contexto da NR-12 é de grande relevância para as empresas do setor industrial. Ambos, juntamente com o conceito de avaliação de risco, são fundamentais para a adequação a essa Norma Regulamentadora.

As empresas, de acordo com a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), devem se adequar a 36 normas regulamentadoras. A NR-12 é a norma que se refere à segurança de equipamentos e máquinas para garantir o bem-estar dos colaboradores.

No artigo a seguir iremos esclarecer as diferenças existentes entre os conceitos e como cada um se aplica no processo de adequação de máquinas e equipamentos a NR-12.

O que é apreciação de risco?

Apreciação de risco é o conceito que se refere ao processo ou ciclo completo de adequação NR-12. Esse processo inclui identificar as máquinas, identificar os riscos e remover ou reduzir os riscos.

É importante frisar que esse conceito se refere a um processo e não a um documento. Logo, apreciação de risco é um processo que origina uma série de documentos.

O que é análise de risco?

A análise de risco é um processo que leva à geração de um documento chamado de Análise de Riscos (AR). Há quem chame esse documento de Avaliação de Riscos. Nele, são definidos os limites da máquina e há fotos, dados técnicos do equipamento e do fabricante.

Também são adicionados ao documento os pontos de perigo, pontos de parada e pontos de rearme da máquina. Utilizando ferramentas como o cálculo HRN, Plr, SIL e categorização é realizada a estimativa dos riscos.

Análise de Risco na NR-12

Segundo a definição da NR-12, a análise de risco consiste na combinação da definição dos limites da máquina com os riscos que ela oferece. O processo de análise das máquinas e equipamentos deve ser feito com o objetivo de garantir a saúde dos colaboradores.

Estão no escopo que deve ser considerados pontos, como:

  • Limites da máquina;
  • Identificação dos perigos que essa máquina oferece;
  • Identificação de riscos associados (riscos que estão associados indiretamente ao uso das máquinas);
  • Perigos do ambiente e à manipulação, entre outros.

Tomando essa análise de base, é iniciado então o processo de avaliação de risco. Em linhas gerais, consiste em um julgamento que se baseia na análise de risco. Em suma, a análise e a avaliação de risco estão diretamente relacionadas.

Apreciação de Risco na NR-12

As apreciações de risco, dentro da NR-12, consistem em um processo completo de compreensão e análise da avaliação de risco. Nessa etapa é realizada a descrição, por meio de medidas e métodos, com o objetivo de mitigar os riscos previamente identificados.

Basicamente, a apreciação de risco é um ciclo cujo fim se dá na definição de limites de uma máquina. Há a busca pelo entendimento dos riscos que a máquina pode oferecer para que seja possível desenvolver projetos para reduzir esse perigo. Além disso, também se faz a verificação de qual é o estado da máquina e equipamento após os riscos serem mitigados.

Qual é a diferença entre apreciação e análise de risco?

Como citamos acima, a apreciação de riscos é um ciclo, um processo completo que leva à definição de limites de uma máquina e a identificação dos riscos associados a ela. Há o desenvolvimento de estudos e projetos com o objetivo de mitigar os riscos e, posteriormente, é feita a avaliação da máquina para saber se o processo foi eficiente.

A análise e avaliação de risco de máquinas e equipamentos são as primeiras etapas que permitem realizar a apreciação de riscos. Cada um dos conceitos se refere a um momento da identificação e mitigação de riscos que uma máquina ou equipamento pode oferecer.

segurança de máquinas
Fabricação de segurança de máquinas NR12

Processo de adequação à NR-12

A FIX Segurança de máquinas oferece o serviço de desenvolvimento de projetos de adequação à NR-12, passando por todas as etapas. Dessa forma, se a sua empresa precisa passar por esse processo, pode contar com os melhores produtos e serviços do mercado focados em se adequar aos processos. Lembrando que a FIX trabalha com projetos personalizados.

Quer saber mais sobre a adequação a NR-12? Então consulte o site da FIX Segurança de Máquinas