Blog

proteção de máquinas

Proteção de máquinas: porque é tão importante investir?

O investimento em proteção de máquinas tem grande relevância no Brasil, haja vista que nosso país é o quarto em número de acidentes no ambiente de trabalho. O objetivo das proteções de máquinas e equipamentos é oferecer maior segurança aos trabalhadores no ambiente laboral. 

As devidas proteções de máquinas isolam os trabalhadores das áreas de contato com equipamentos e máquinas que possam eventualmente representar um risco para a sua integridade física. Continue a leitura para entender porque investir na proteção de máquinas é tão importante e conheça algumas das alternativas.

Proteção de máquinas: qual seu objetivo? Por que é importante?

O principal objetivo do investimento em proteção de máquinas é tornar o ambiente laboral da linha de produção mais seguro para os colaboradores. Dessa forma, os trabalhadores passam a ter acesso a ambientes mais seguros para que possam desempenhar as suas atividades.

A Norma Regulamentadora n° 12 (NR-12) prevê os cuidados que a indústria precisa ter no tocante à segurança no ambiente de trabalho. De acordo com essa legislação, é responsabilidade da empresa oferecer condições de segurança para os seus colaboradores. 

Nesse contexto, a proteção de máquinas e equipamentos é uma das medidas mais relevantes a serem adotadas para a adequação à NR-12. A implementação de tais dispositivos de segurança evita uma série de casos de lesões e mortes em decorrência de acidentes com máquinas e equipamentos. Logo, é imprescindível contar com esse aparato fornecido por uma empresa especializada na área como a FIX Automação.

Proteção de máquinas: conheça os principais tipos

A FIX Automação é uma das principais empresas do segmento de segurança de máquinas e oferece uma série de dispositivos para criar um ambiente laboral mais seguro para os colaboradores. A seguir vamos explicar com mais detalhes como funcionam alguns dos principais dispositivos como as proteções em alumínio, e proteções especiais para máquinas.

Proteções em alumínio

Esse tipo de proteção é focada em regiões das máquinas e equipamentos que oferecem risco para os colaboradores. Podem ser aplicadas na região perimetral ou específica do equipamento.

O fechamento dessa proteção pode ser feito em tela ou policarbonato. O objetivo desse modelo de proteção é ser uma solução definitiva por enclausuramento. Funciona bem em processos alimentícios, com umidade, farmacêuticos, entre outros. 

Proteções em alumínio para máquinas e equipamentos
proteções em alumínio

Proteções especiais de máquina

A FIX Automação oferece opções de proteção especial de máquina para projetos especiais que seguem o padrão de necessidade dos clientes. A possibilidade de personalização dessas proteções contribui para maior segurança nas interações entre os colaboradores e as máquinas e equipamentos do ambiente industrial.

Dentre as principais opções de proteções especiais estão itens de montagem (podem ser aplicados a polias, partes girantes em geral, rodas, entre outros), batente (pode ser aplicado a linha de produção contínua, transportadores e similares) e proteção para zona de risco girantes NR-12 (aplicados em regiões de risco de acidentes em equipamentos de maneira geral).

PROTEÇÃO DE MÁQUINAS
Proteção de máquinas e sua importância

Os projetos da FIX se caracterizam por serem elaborados dentro dos padrões da NR-12. As áreas de risco dentro das indústrias precisam da devida proteção para não ameaçar a integridade dos trabalhadores. A adequação a NR-12 permite reduzir consideravelmente os riscos de acidentes com máquinas e equipamentos. 

Quer saber mais sobre proteção de máquinas? Então acesse o site da FIX Automação