O Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO) tem grande relevância no contexto empresarial, haja vista que nenhum empreendimento pode colocar a vida dos seus colaboradores em risco e nem ser prejudicial à sua integridade física. O principal objetivo desse programa é promover a segurança e a saúde no ambiente de trabalho.
Esse tópico é amplamente abordado na Norma Regulamentadora do Trabalho n° 1 (NR-1). Em linhas gerais, o documento aborda as principais obrigações das companhias no tocante à preservação do bem-estar dos colaboradores. Funciona ainda como base para compreender as outras regulamentações. Continue lendo para entender melhor qual é a importância desse programa.
O que é Gerenciamento de Riscos Ocupacionais?
O Programa de Gerenciamento de Riscos Ocupacionais tem como objetivo oferecer mais segurança no ambiente de produção fabril, evitando, dessa forma, que os colaboradores fiquem expostos a uma série de riscos à sua saúde e integridade física. Dentre as funções desse programa estão identificar, avaliar e prevenir acidentes, assim como doenças decorrentes do ambiente ou das atividades laborais.
O tema é regulamentado pela NR-1 e tem como tema central a maneira como a organização vai lidar com riscos ocupacionais. Esses riscos se configuram em eventos futuros e incertos que podem prejudicar a segurança do trabalhador no ambiente laboral.
Dessa forma, demanda que se envolvam nessa questão gestores da empresa, gestores de RH, profissionais especializados em segurança do trabalho e profissionais da área de saúde. Os colaboradores da empresa também devem se envolver nesse debate.
Atualização da legislação
O termo Gerenciamento de Riscos Ocupacionais é relativamente recente, originou-se da Portaria 6.730, de 9 de março de 2020. Essa mudança levou à expansão das práticas definidas pela legislação. Antes, a legislação estava limitada à definição do Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) e passou a abordar todos os aspectos envolvidos no GRO.
Programa de Gerenciamento de Riscos Ocupacionais: como funciona?
O Gerenciamento de Riscos Ocupacionais pode ser entendido como um sistema que tem por base a NR-1. É formado por variadas diretrizes que, em conjunto, contribuem para que a indústria ofereça resultados na manutenção e conservação da saúde e integridade física dos seus colaboradores.
Nesse sistema, empregadores e empregados devem cumprir com suas obrigações. Os pontos centrais desse programa incluem:
- Identificação e medidas para evitar riscos ocupacionais;
- Avaliação dos riscos ocupacionais para identificar seu nível de periculosidade;
- Classificação dos riscos para posterior tomada de medidas preventivas;
- Implementação de medidas preventivas conforme a legislação.
Componentes mais importantes do GRO
A NR-1 é responsável por regulamentar os componentes mais relevantes do GRO, confira quais são eles abaixo:
Levantamento preliminar
Consiste em fazer o trabalho de mapeamento dos riscos ocupacionais no ambiente de trabalho, observando os métodos de trabalho e as técnicas antes de iniciar as atividades.
Identificação de riscos
Nessa etapa os riscos devem ser detalhados, é necessário identificar quais são suas fontes e quais os grupos de trabalhadores expostos a esses riscos.
Avaliação dos riscos
Os riscos devem ser discriminados em graus conforme o seu potencial de perigo no ambiente.
Inventário de riscos
Elaboração de um catálogo em que todos os riscos são devidamente inventariados.
Controle dos riscos
Devem ser definidas as emergências e quais as medidas que serão adotadas. Também é importante fazer o monitoramento e um plano de ação para enfrentar as dificuldades.
O objetivo do programa de Gerenciamento de Riscos Ocupacionais é reduzir as possibilidades de desenvolvimento de doenças decorrentes das atividades laborais.
Por que o Gerenciamento de Riscos Ocupacionais é importante?
A implementação com sucesso do Programa de Gerenciamento de Riscos Ocupacionais ajuda a criar um ambiente laboral mais saudável e seguro para os colaboradores. Os riscos de acidentes de trabalho são drasticamente reduzidos, de maneira que a empresa se torna um ambiente mais acolhedor e adequado a NR-1.
Quando se reduz as chances de risco, há menos despesas no âmbito jurídico para a organização. Uma das principais consequências positivas é o aumento da produtividade e dos bons resultados. Os colaboradores se sentem mais integrados para entregar aquilo que se espera deles, então, não estão preocupados com riscos à sua integridade física.
Quer saber mais sobre medidas de gerenciamento de riscos no ambiente industrial? acesse o site da FIX Automação!