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analise de risco

O que é e como realizar a análise de risco em uma empresa?

A análise de risco é relevante no contexto corporativo para ter um panorama mais amplo dos riscos e de eventuais medidas de prevenção que podem ser tomadas. Toda e qualquer ação abre precedentes para riscos, sendo essencial conhecê-los de antemão e se preparar para enfrentá-los.

Ao longo deste artigo vamos explicar um pouco mais sobre o que é a análise de risco e como realizá-la em uma empresa. Afinal, a prevenção é sempre a melhor medida a ser tomada diante de situações potencialmente problemáticas. Com o conhecimento prévio de uma possível crise é possível evitar as perdas geradas por ela.

O que é análise de risco?

O processo de análise de risco tem como função avaliar as probabilidades de que eventos negativos, incertezas e imprevistos impactem a companhia. Trata-se de uma forma de ter uma percepção de riscos, estando preparado para enfrentar os mais diversos tipos de situações de viés negativo.

Esse processo de análise pode ser utilizado para avaliar os riscos em diferentes setores e contextos. Por exemplo, pode ser realizada uma análise de risco no tocante à segurança do trabalho com o objetivo de identificar eventuais acidentes, levando à realização de uma manutenção preventiva.

Também é possível realizar uma análise ambiental para determinar se a empresa está oferecendo algum risco para o meio ambiente. O setor financeiro pode passar por uma análise para se observar possíveis prejuízos decorrentes de algumas ações mais arriscadas. Como citamos, a análise de risco pode ser empregada para as mais variadas finalidades de identificação de riscos.

Como realizar a análise de risco em uma empresa?

Agora que você sabe o que é e qual a importância da análise de risco vai gostar de saber como realizá-la na sua empresa, acompanhe.

1 – Entenda que existem diferentes riscos

Para que a análise seja efetiva, é essencial compreender que as empresas estão expostas a diferentes tipos de riscos. Entenda melhor quais são os tipos de riscos abaixo.

Riscos desconhecidos

Nessa categoria estão os riscos que não constam nas previsões das operações da companhia e podem ser surpreendentes, positiva ou negativamente.

Riscos conhecidos

Os riscos conhecidos são aqueles que o gestor e a equipe sabem que existem. O conhecimento deles contribui para que sejam evitados.

Riscos positivos

Há riscos que podem representar oportunidades para o empreendimento.

Riscos negativos

Os riscos negativos são aqueles que representam ameaças para a saúde financeira e o equilíbrio da companhia.

Risco gerais

São riscos provenientes de diferentes fontes e que levam a diferentes probabilidades.

Riscos individuais

Esses riscos se aplicam a um setor específico da empresa que pode levar a consequências negativas para a companhia como um todo.

2 – Planejamento

Conhecendo os diferentes tipos de riscos é essencial fazer um planejamento consistente em que se considerem oportunidades e ameaças. Uma dica para ter uma visão mais ampla é envolver colaboradores de diferentes setores da empresa. Os gestores devem estar a par dos riscos que terão que administrar.

3 – Listagem de riscos

Esse é o passo de identificação dos riscos, liste tudo o que as equipes levantaram como potenciais problemas. Junto aos itens da lista adicione as possíveis consequências, positivas e negativas. Uma ferramenta que pode auxiliar nesse processo é a análise SWOT, que lista as oportunidades e ameaças considerando o ambiente interno e externo.

4 – Análise qualitativa e quantitativa

Além de listar os potenciais riscos, é essencial entender cada uma das situações, nomeando, dessa forma, os responsáveis por cada área. Também é indicado definir quais serão os indicativos e métricas adotados para entender os impactos que serão gerados na organização.

5 – Desenvolva um plano de resposta

Os riscos identificados e listados devem contar com o desenvolvimento de um plano de resposta, ou seja, as ações que serão tomadas para resolver as situações se elas se realizarem. Cada colaborador deve saber qual será a sua função em uma eventual situação de crise.

Todas as etapas devem ser documentadas para que a análise de risco seja formalizada. O plano de resposta desenvolvido deverá ser exposto para toda a equipe para que todos entendam qual é o seu papel e possam realizá-lo.

6 – Monitorando os riscos

O último passo da análise de risco consiste em monitorar os riscos, gerenciando, assim, as medidas preventivas implantadas. A partir desse acompanhamento, é possível identificar quais são as situações que demandam adequação e devem ser aprimoradas.

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