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Segurança do Trabalho NR12

O que você deve saber sobre Segurança do Trabalho

A Segurança do Trabalho é imprescindível para garantir que os colaboradores das empresas trabalharão em ambientes salubres e com redução de riscos de acidentes decorrentes das atividades laborais. O objetivo principal é que os funcionários da companhia possam desempenhar suas atividades com o máximo de segurança e tranquilidade.

Embora seja um conceito de extrema relevância, ainda pode soar um tanto confuso para alguns gestores. Neste artigo iremos nos aprofundar nesse tema, esclarecendo as principais dúvidas. Continue lendo e confira tudo o que você precisa saber sobre essa temática.

Afinal, o que é Segurança do Trabalho?

Segurança do Trabalho nada mais é do que o conjunto de ações, medidas e práticas que visam tornar o ambiente laboral mais seguro. Além de reduzir os riscos de acidentes de trabalho, essas medidas focam em evitar o desenvolvimento de doenças ocupacionais. É uma forma de proteger a integridade física dos colaboradores de diferentes maneiras.

Com base em análises e estudos, a Segurança do Trabalho detecta possíveis causas de acidentes e origem de doenças. Em linhas gerais, é uma forma de observar potenciais focos de problemas para a saúde dos colaboradores. Com essa identificação, é possível evitar que esses focos se desenvolvam e representem um problema para os funcionários em médio e longo prazo.

As medidas de Segurança do Trabalho são essenciais para qualquer empresa, especialmente para indústrias. No ambiente industrial, os colaboradores estão expostos a mudanças bruscas de temperaturas e a maquinários que podem levar à ocorrência de acidentes. Oferecer mais segurança para os funcionários é uma forma de garantir mais produtividade e qualidade de vida.

Principais objetivos da Segurança do Trabalho

Há alguns objetivos principais na área de Segurança do Trabalho, como a promoção de qualidade de vida dos colaboradores, redução de riscos de acidentes e desenvolvimento de doenças ocupacionais. Vale dizer que os objetivos desse setor podem variar de acordo com o sistema de trabalho da empresa em questão. Veja quais são os principais.

Redução de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais

No setor industrial, esse objetivo pode incluir algumas medidas relevantes, como apostar em proteções especiais para máquinas e automação, reduzindo o contato dos colaboradores com o maquinário. Analisando o ambiente laboral como um todo, é possível identificar eventuais ameaças ao bem-estar físico e emocional dos colaboradores.

Melhor definição de responsabilidades

Quando os colaboradores trabalham com suas responsabilidades bem definidas, tendem a se sentir mais seguros. Essa segurança contribui para que eles realizem suas atividades de forma mais eficiente, evitando, assim, ocorrências.

Investimento em infraestrutura

Investir no desenvolvimento da infraestrutura da indústria a partir da aquisição de equipamentos, como transportador de correntes, por exemplo, também contribui para aumentar a segurança. Esse tipo de medidas contribui para que os trabalhadores façam menos esforço em seu dia a dia. Todas as tarefas que demandam força devem ser facilitadas.  

Campanhas de incentivo a prevenção

As empresas podem e devem investir na prevenção de enfermidades decorrentes de atividades laborais. Os colaboradores devem ter acesso a conteúdos que possam ajudá-los a reduzir os riscos de desenvolver problemas de saúde em médio e longo prazo. Workshops, cursos e palestras a respeito de prevenção fazem toda a diferença para impactar a qualidade de vida dos trabalhadores.

Atenção à legislação vigente

Conhecer e seguir rigorosamente a legislação vigente a respeito de Segurança do Trabalho é fundamental para qualquer companhia. Ter um setor focado na fiscalização do cumprimento dessas regras é crucial para não ter problemas no futuro.

Normas de regulamentação da Segurança do Trabalho

As atividades de Segurança do Trabalho são regidas pela portaria número 3.214 do Ministério do Trabalho. Basicamente, essa portaria estabeleceu normas regulamentadoras compostas por 37 normas (conhecidas como NRs), decretos e leis. As NRs são responsáveis por normatizar as atividades da área de Segurança do Trabalho, sendo obrigatórias.

Essas normas determinam como deve ser realizado o trabalho em cada tipo de empresa, com foco em tornar sua atuação mais segura. Elas indicam como deve ser dimensionado o quadro de colaboradores e quais são as eventuais sanções e penalidades impostas se houver descumprimento da lei. Estar adequado às normas referentes ao seu segmento de atuação é crucial para garantir uma rotina de trabalho adequada e devidamente segura.

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