O alimentador de peças é um equipamento que contribui para otimizar a linha de produção da indústria metalúrgica de manufatura. É um excelente exemplo de maquinário versátil que pode ser utilizado para cumprir diferentes funções sem perder a qualidade. Também chamado de elevador de peças, representa um investimento consistente para indústrias metalúrgicas.
O Grupo CSX possui em seu portfólio um equipamento projetado por uma equipe especializada e que pode ser adaptado a necessidades industriais distintas. Continue lendo para conhecer com mais detalhes o alimentador de peças e as vantagens que ele oferece para as indústrias.
Alimentador de peças: O que faz? Quais suas principais funções?
A alimentação de processos contínuos na linha de produção industrial metalúrgica de manufatura se torna mais simples a partir do uso do alimentador de peças. A função desse equipamento é entregar peças de forma contínua e em uma mesma posição.
Trata-se de um maquinário facilmente aplicável para a alimentação de esteiras, robôs, fornos, entre outros. Para a alimentação de fornos, por exemplo, o alimentador de tarugos é uma excelente alternativa que reduz custos e permite melhor operacionalidade.
O sistema dos alimentadores de peças (independentemente das peças para que sejam projetados) é controlado por um painel de automação. Esse painel possui CLP de controle e outros acessórios pertinentes para a segurança dos operadores. São maquinários adequados à NR12.
Vantagens do alimentador de peças para a indústria
Equipamentos como o alimentador de parafusos, de tarugos, de barras, enfim, alimentadores de peças, oferecem uma série de vantagens para as indústrias. É um tipo de equipamento que torna o processo mais fluido e sem interrupção.
A seguir apresentaremos as principais vantagens relacionadas ao investimento em um equipamento para essa finalidade.
1 – Possui sistema autônomo de abastecimento, sendo, dessa forma, um equipamento com ótima relação custo/benefício. Com o passar do tempo, é possível identificar a contribuição desse maquinário para o aumento da produção.
2 – O processo de alimentação é automatizado, oferecendo mais segurança para os colaboradores e continuidade sem interrupções na linha de montagem. Um dos grandes empecilhos para uma produtividade consistente é a necessidade de interação entre os colaboradores e a máquina.
3 – Maquinário que trabalha de forma dinâmica, com alta disponibilidade de peças para o processo, de maneira que a linha produtiva nunca fica parada.
4 – A praticidade de um alimentador de barras e demais alimentadores de peças reduz o esforço físico necessário por parte dos colaboradores. É uma solução que diminui os riscos de acidentes de trabalho, tornando a indústria um ambiente mais seguro para os operadores de máquinas.
5 – A automação do equipamento proporciona a possibilidade de reduzir custos operacionais e de mão de obra. O maquinário realiza o processo de alimentação de forma prática sem demandar grande esforço por parte dos colaboradores, é realmente uma aposta que aumenta a segurança do ambiente industrial.
6 – Os alimentadores de peças do Grupo CSX são desenvolvidos de maneira a estarem adequados à NR12 (norma que regulamenta a segurança de máquinas e equipamentos para garantir o bem-estar dos colaboradores).
7 – A continuidade do processo proporcionada pelo alimentador de peças contribui para eliminar eventuais gargalos produtivos, tornando a indústria mais produtiva.
8 – O Grupo CSX trabalha com projetos adaptáveis às necessidades de cada cliente, de maneira que pode ser desenhado para se adequar a diferentes espaços. Um equipamento realmente versátil que representa um grande ganho em produtividade e segurança para as indústrias.
Alimentadores de peças do Grupo CSX
Os alimentadores de peças produzidos pelo Grupo CSX se destacam por serem confeccionados com aço carbono e pintura em epóxi. O processo de fabrico do equipamento é todo realizado pela empresa, de maneira que se tem um resultado consistente e de fácil manutenção. Essas são características imprescindíveis para equipamentos industriais, algo que agrega consideravelmente para um sistema mais consistente.
Desde o projeto até os testes finais, passando pela construção e elétrica do equipamento, o Grupo CSX aposta na combinação de desenvolvimento estratégico e tecnologia. Para conhecer com mais detalhes como funciona um alimentador de tarugos e o processo produtivo desse tipo de equipamento, confira o vídeo a seguir.
Quer saber mais sobre alimentadores de peças? Acesse o site do Grupo CSX e confira maiores informações a respeito.