Blog

Produtividade Industrial

Perda de Produtividade Industrial – O que é e como resolver?

Quando uma empresa não tem plena capacidade de utilizar seus recursos de forma inteligente, há a chamada perda de produtividade industrial, o que faz com que, no médio e longo prazo, sejam gerados prejuízos significativos e redução da competitividade da organização no mercado.

Trata-se de uma questão muito relevante para as companhias por se relacionar diretamente com sua saúde financeira, afinal, ter produtividade elevada significa produzir mais usando menos recursos. Uma produção maior que usa menos recursos e matérias-primas contribui para o aumento da lucratividade. Continue lendo para entender melhor esse conceito e como resolver o problema.

O que é produtividade industrial?

A produtividade industrial é um dos principais indicativos de saúde financeira de empresas de qualquer setor de atuação. Refere-se ao tanto que consegue ser produzido a partir de uma determinada quantidade de recursos e matérias-primas. Fluxo produtivo significa produzir mais com menos recursos. Em linhas gerais, quanto mais se produz gastando menos, maior será a sua lucratividade.

Há duas formas de vislumbrar a produtividade industrial, sob o viés de capital e sob o viés operacional. A primeira forma entende a produtividade como o produto da divisão do valor faturado pelo total de horas de emprego dos recursos necessários, como mão-de-obra, maquinário, entre outros. Já no viés operacional, a produtividade é compreendida como a soma de horas de produção dividida pelo total de horas disponíveis.

Perda de produtividade industrial: conheça os principais tipos

Anteriormente explicamos o que é o conceito de produtividade industrial, algo essencial para entender a sua perda. Há alguns tipos de perdas referentes a diferentes fatores causadores. Abaixo apresentaremos os três principais motivos que levam a essa perda na indústria.

Perda de produtividade industrial devido a equipamentos

Nesse caso, a perda de produtividade é decorrente de uma produção parada em uma determinada etapa do processo de fabrico. Pode ser causada tanto por desregulação entre os tempos de início de fim das etapas de fabricação que geram gargalos, quanto por maquinários com problemas em decorrência de falta de manutenção preventiva.

Perda de produtividade industrial decorrente de superprodução ou falha

As etapas dos processos industriais precisam ser revisadas com alguma frequência para evitar falhas ou excessos. Tarefas desnecessárias podem passar despercebidas no processo produtivo, reduzindo a capacidade da indústria de concluir seu processo de produção. Outra forma de gerar perda de produtividade industrial se relaciona com a aplicação de processos inadequados.

Perda de produtividade industrial pela perda de materiais e energia

O terceiro principal fator causador de perda de produtividade industrial tem relação com a perda de materiais e energia. Alguns produtos demandam uma quantidade muito expressiva de processos para que possam ser fabricados, levando a um maior dispêndio de materiais e energia. Faça análises frequentes para tentar identificar a possibilidade de reduzir essa cadeia de processos. Menos é mais.

Perda de produtividade industrial: como resolver esse problema?

Após compreender do que se trata a perda de produtividade industrial e os principais fatores causadores, chegou o momento de saber como resolver a questão. Abaixo listamos três dicas de como agir ao identificar esse problema na sua empresa.

1 – Identifique os fatores causadores da perda de produtividade

As empresas devem contar com equipes internas dedicadas a identificar potenciais fatores de perda de produtividade. Os colaboradores que estão atuando na companhia no dia a dia têm mais propriedade para perceber que algo não está saindo como deveria, de forma a realizar uma investigação mais profunda. Saber quais são as etapas que travam mais a produtividade contribui para desenvolver bons planos de ação.

2 – Invista em soluções práticas

A partir da identificação dos fatores que levam à perda de produtividade industrial, é interessante desenvolver soluções práticas e simples. Um dos problemas diz respeito à movimentação da produção no interior da indústria? A forma mais prática de dar fim a essa questão é adquirir produtos, como porta pallets e estruturas cantilever, que tornam o fluxo mais profícuo. Mantenha a ideia de que menos é mais.

3 – Automação aplicada a produção

A automação contribui para tornar a sua empresa mais produtiva e reduzir os potenciais erros que geram desperdício de recursos, como tempo e matérias-primas. Além de automatizar processos maçantes, é possível utilizar softwares de gerenciamento que te ajudarão a encontrar eventuais falhas com mais rapidez.

Quer saber mais sobre como contornar a perda de produtividade industrial? Então conheça as soluções oferecidas pela Sandei