Blog

Crescimento na Indústria

COVID-19 – Como podemos estimular o crescimento da indústria?

O crescimento da indústria na fase pós-pandemia depende da criação de estímulos que ajudem a retomar o ritmo produtivo e alavancar as vendas. O aquecimento do setor industrial corrobora para a recuperação econômica como um todo e pode ser um dos melhores caminhos para dar início ao retorno a tempos mais normais.

A COVID-19 pegou o mundo de surpresa e impôs uma nova lógica em vários âmbitos, especialmente o industrial. De um momento para o outro, as indústrias precisaram reduzir ou até interromper suas linhas de produção e desenvolver estratégias para escoar seus produtos dentro de um novo sistema.

No momento em que parece que a economia começa a ensaiar uma recuperação, é essencial focar em desenvolver mecanismos que contribuam para um retorno saudável e focado em resultados. Siga a leitura para entender quais são os estímulos que podem impulsionar o crescimento industrial.

Como o crescimento da indústria pode ser estimulado?

As indústrias podem e devem contribuir para a retomada da economia, pois isso, em um contexto mais amplo, se reflete na recuperação econômica das nações. O crescimento da indústria pode ser estimulado especialmente nos momentos em que os números da pandemia se tornarem mais baixos, levando os governos a reduzir as restrições.

Listamos algumas soluções estratégicas para aumentar as chances de crescimento, que você poderá conferir a seguir.

1 – Adaptação às demandas

A pandemia se mostrou mais dura com alguns setores da indústria do que com outros, isso porque a COVID-19 gerou demandas muito altas de EPIs, desinfetantes para as mãos, produtos de higiene, entre outros. Alguns fabricantes adaptaram sua linha de produção para fornecer os itens que se encontravam com maior procura.

Se a sua estrutura industrial permite essa adaptação, pode ser interessante dedicar parte de sua capacidade produtiva para fabricar produtos que estejam sob demanda atualmente. Mesmo em momentos em que a pandemia retrocede, ainda há grande procura por certos itens e equipamentos de prevenção.

2 – Investimento em automação

A indústria 4.0 é uma realidade há algum tempo e, com a pandemia, passou a ocupar um lugar de maior destaque. Sistemas automatizados permitem reduzir o tempo entre as etapas produtivas e de distribuição, além de oferecer um plano de contingência caso uma nova pandemia surja no futuro, levando a outro período de isolamento social.

A tecnologia pode ser empregada de formas variadas dentro das indústrias e certamente representa uma segurança extra, no sentido de não depender da presença física de funcionários para que alguns processos sejam realizados. Uma forma de estimular o crescimento industrial nos próximos anos certamente é aumentar o uso da automação para gerar processos mais eficientes e blindados contra os efeitos de eventuais pandemias futuras.

3 – Aumento do trabalho remoto

Embora grande parte do trabalho em uma indústria dependa do que é produzido efetivamente em sua sede, há algumas atividades que podem e devem ser alocadas na categoria de trabalho remoto. Se teve algo que a pandemia de COVID-19 nos mostrou é que nem todas as atividades laborais precisam ser feitas no escritório.

Se há colaboradores que podem fazer seu trabalho à distância, sem nenhum prejuízo em termos de produção, a dica é manter esse sistema que se mostra mais econômico para a empresa e benéfico para a qualidade de vida do funcionário.

O home office já era uma tendência antes da pandemia e o isolamento social apenas acelerou o seu crescimento. Inclusive, há forte relação entre a adoção da automação de processos utilizando como base os recursos digitais e o trabalho remoto.

4 – Marketing

Em um período de grandes dificuldades, o marketing se mostra uma ferramenta ainda mais valiosa. Se a sua empresa não tem tradição em investir em marketing, precisa repensar essa estratégia, pois, em uma fase em que as pessoas estão pensando mais antes de comprar, é essencial oferecer a elas bons estímulos para que fechem negócio.

A estratégia de marketing deve levar em consideração o crescimento expressivo das compras online, que foi de 47% em 2020. Mesmo com a redução dos efeitos da pandemia e a vacinação em massa em 2021, ainda existe um cenário bastante profícuo para esse modelo de vendas. Muitas pessoas descobriram a facilidade de comprar sem sair de casa e acabarão integrando isso as suas vidas.

5 – Bom relacionamento com fornecedores

Com certeza a pandemia de COVID-19 foi uma grande provação para a sua indústria, mas não se esqueça que os seus fornecedores também passaram e ainda estão passando por tempos difíceis. Nessa etapa de retomada econômica é essencial fortalecer o bom relacionamento com os fornecedores e encontrar um meio-termo para que as duas partes consigam se reestabelecer no mercado.

Quer saber mais sobre como estimular o crescimento da indústria? Conheça as soluções oferecidas pelo Grupo CSX!