A escolha do transportador industrial que será utilizado em sua indústria deve considerar algumas questões para atender corretamente todas as demandas. Atualmente, há uma grande diversidade desses equipamentos disponíveis no mercado, sendo imprescindível saber fazer a escolha correta de acordo com as necessidades que se tem.
Pensando em quem tem dúvidas a respeito dessa importante escolha, elaboramos um guia com várias dicas que te ajudarão a chegar à melhor resposta. Saber analisar as necessidades é o segredo para encontrar a opção mais indicada. Vamos às dicas?
Transportador industrial: confira dicas de como escolher o melhor
A indústria 4.0 proporcionou um aumento considerável na automação dentro das indústrias e um bom exemplo disso é a grande diversidade de opções de transportadores industriais. Essa diversidade é muito positiva, mas também pode gerar algumas dúvidas sobre a melhor escolha para a sua indústria. Observe os tópicos abaixo e entenda qual é o modelo mais adequado para as suas necessidades.
1 – Analise a mercadoria que será transportada
Para escolher o transportador de esteira industrial ideal é essencial avaliar a mercadoria que deverá ser transportada. Alguns questionamentos devem ser feitos para em relação às características do material transportado, confira a abaixo:
- Qual é o material a ser transportado?
- Qual o tamanho e o peso desse material?
- Há uma velocidade específica em que deve ser transportado?
- No decorrer do itinerário de transporte há inclinações que devem ser evitadas?
- Qual o sentido de circulação?
- Como as mercadorias devem ser colocadas no transportador? Há algum método específico?
Com essas respostas você determina quais são as características essenciais para o transportador industrial de acordo com a mercadoria a ser transportada, considerações muito importantes de fazer.
2 – Analise as características do armazém
Além das características das mercadorias, é essencial considerar as características do armazém para o qual as mesmas deverão ser levadas. O transportador industrial escolhido deve estar de acordo com essas características para não haver dificuldades no dia a dia de trabalho. Mais uma vez indicamos que certos questionamentos sejam feitos, confira a seguir:
- Quais são as condições predominantes do ambiente? Há acúmulo de pó? É excessivamente quente? Tem umidade?
- Qual é o layout do armazém?
- Como é feita a organização das mercadorias?
- Quais são as soluções de armazenagem adotadas no armazém?
- Quais são os processos de preparação de pedidos adotados?
As especificidades exigidas pelo armazém devem ser cruzadas com as demandas das mercadorias para chegar à melhor resposta em relação ao transportador industrial mais adequado.
Conheça os principais transportadores industriais
A partir do trabalho de identificação de demandas que precisam ser atendidas pelo transportador industrial para estar de acordo com as exigências, fica mais simples fazer a seleção do melhor equipamento dentro as opções disponíveis. Para que seja ainda mais prático esse processo de escolha, vamos apresentar alguns dos principais transportadores industriais oferecidos pela FLX Tecnologia, empresa que faz parte do Grupo CSX.
Transportadores de cavacos
Nesta categoria há quatro opções.
Transportador articulado: ideal para a remoção de cavacos com formato espiral e alongados.
Transportador de arraste: equipamento desenvolvimento para remover cavacos quebrados, curtos ou granulados.
Transportador com filtro integrado: pode ser usado para diferentes funções, como remover cavacos, filtrar líquidos refrigerantes, elevar a qualidade de componentes usinados, entre outros.
Transportador magnético: equipamento usado para remover cavacos de característica ferrosa, curtos ou granulados.
Transportadores de retalhos
Há duas opções nessa modalidade.
Transportador de calha oscilante: transportador com finalidade de realizar o transporte de retalhos de chapa de estamparia.
Transportador de calha oscilante para prensas: indicado para alta produção.
Transportadores de retalhos articulado
São transportadores desenvolvidos para o transporte de retalhos com capacidade de até 35 toneladas por hora. Conta com lubrificação centralizada para esteira/corrente. Possui acessórios opcionais.
Transportador de peças
Conta com quatro alternativas.
Transportador de corrente múltipla: usados para realizar a remoção de peças forjadas a 1.200°C.
Transportador esteira balanceada: tem como função a aplicação de peças forjadas a 1.200°C.
Esteira de roletes ou mesa de roletes: oferece movimentação de material nas linhas de montagem.
Transportador de correia motorizado: usados para remover peças estampadas e peças acabadas de maneira geral.
Atenção para a função do transportador industrial
Para realizar a melhor escolha de transportador industrial é válido conhecer as suas funções e aplicações. Assim é possível alinhar as necessidades da sua indústria com as possibilidades que os equipamentos transportadores oferecem.
Quer saber mais sobre transportadores industriais? Então acesse o site da FLX Tecnologia e saiba mais sobre as soluções oferecidas!