Cada vez mais presentes no segmento industrial, as inovações tecnológicas contribuem para transformar o sistema de produção em uma versão mais eficiente. A indústria 4.0 já é uma realidade com o uso cada mais profícuo de inovações, como Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial (AI), cloud computing, entre outros.
Conhecer essas inovações e o impacto que elas podem gerar na indústria é essencial para os gestores que estão trabalhando para levar suas empresas à consolidação nos moldes da quarta revolução industrial. Siga a leitura e saiba mais sobre as principais inovações da tecnologia na indústria.
Quais são as principais inovações tecnológicas?
A adoção de ferramentas tecnológicas que contribuam para aumentar a produtividade e reduzir as chances de erro na indústria é essencial para que as companhias se consolidem. Confira, a seguir, maiores informações sobre as principais inovações tecnológicas que podem tornar os processos industriais muito mais eficientes.
Internet das Coisas (IoT)
Ferramenta que está sendo bastante empregada nos processos logísticos das indústrias, a Internet das Coisas (IoT) permite a localização em tempo real dos produtos, assim como a otimização do transporte e gerenciamento das frotas. Sistemas luminosos ou sonoros permitem que os estoquistas encontrem as mercadorias desejadas em pouco minutos.
A Internet das Coisas pode ser aplicada, também, como uma forma de reduzir desperdícios de recursos, pode ajudar a evitar que luzes sejam mantidas acesas sem necessidade, entre outras possibilidades.
Tem sido, ainda, uma ferramenta de grande ajuda para os estoquistas, no sentido de permitir organizar de maneira mais eficaz a reposição de itens em falta. A base de dados gerada pelo uso da IoT tem contribuído, inclusive, para que as empresas identifiquem quais são os produtos com mais e menos saída.
Inteligência Artificial (IA)
Certamente, essa inovação tecnológica é uma das que mais se destaca no tocante à aplicação na indústria por permitir a redução significativa de custos e um posicionamento mais competitivo no mercado. É possível ter informações essenciais, como quantidade de produtos que precisam ser repostos em tempo real e até realizar processos de triagem de clientes por meio do uso de sistemas artificiais de atendimento.
Cloud computing (computação em nuvem)
A computação em nuvem (cloud computing) se tornou a base para a estruturação de uma nova forma de trabalho na indústria. A partir de uma rede virtual de computadores, é possível armazenar e acessar um grande volume de dados somente estando conectado à internet.
Além de não precisar mais de um espaço físico para armazenamento de documentos (evitando a suscetibilidade a perdas em decorrência de incêndios e outros acidentes) é possível que os colaboradores realizem parte de seu trabalho de forma remota, ou seja, diretamente de suas casas.
Blockchain
Em um cenário industrial, em que a cloud computing vem ganhando cada vez mais espaço, é natural pensar na questão da segurança dos dados e por isso o blockchain vem se destacando. Trata-se de um sistema que protege os dados, mantendo-os fora do alcance de invasores e garantindo que os processos possam continuar de maneira segura.
Robôs
Os robôs já estão entre os principais equipamentos industriais da indústria 4.0, permitindo a realização de atividades que demandam grande perícia, precisão e repetição constante com mais efetividade.
O processo de robotização da linha de produção industrial é uma tendência que já está em pleno andamento atualmente. O mais interessante é que as companhias podem alugar os robôs para verificar a sua eficácia e eficiência na realização das tarefas, sem a necessidade de realizar grandes investimentos.
Dispositivos autônomos
Uma das principais tendências tecnológicas da indústria 4.0 é a adoção do uso de dispositivos autônomos desenvolvidos com base na Inteligência Artificial (IA) para realizar atividades sem a interferência humana. São excelentes opções para substituir os colaboradores em atividades que demandem riscos, assim como aquelas que precisam ser realizadas com o máximo de planejamento.
É possível programar esses dispositivos para buscar recursos necessários para manter a linha de produção em atividade, por serem programados, eles realizam as atividades nos momentos mais interessantes para tal. É uma forma de realizar as tarefas mantendo a produtividade e evitando prejuízos e perdas de recursos. Trabalhar de maneira inteligente e planejada é uma realidade quando se conta com inovações tecnológicas.
Deseja conhecer mais sobre inovações tecnológicas aplicadas a indústria? Acesse o site da Sandei e conheça as nossas soluções!