Blog

Gestão de Custos

Por que a gestão de custos é tão importante para o crescimento da indústria

Uma boa gestão de custos é imprescindível para impulsionar o crescimento da indústria, uma vez que contribui para um uso mais eficiente dos recursos disponíveis, assim como melhora a capacidade de reinvestimento. A partir do conhecimento dos custos para manter a indústria funcionando, se torna mais simples o processo de delinear estratégias para alcançar o sucesso.

A definição das despesas da companhia corrobora para estabelecer uma margem de lucro dentro da realidade, evitando prejuízos potenciais. É fundamental se debruçar sobre o gerenciamento dos custos, especialmente em um contexto de recuperação de uma crise econômica dos anos anteriores e das incertezas deixadas pela pandemia de COVID-19 em 2020.

A indústria brasileira precisa vencer uma série de fatores que impedem seu crescimento, como incertezas nos campos político e econômico, além da dificuldade de lidar com a pandemia. Nesse contexto, é determinante atuar com foco e controle sobre as finanças corporativas. Continue lendo para entender melhor por que uma gestão eficiente de custos pode levar a indústria mais longe.

Gestão de custos: Por que é tão importante?

A seguir você poderá entender melhor como a gestão de custos é relevante através da compreensão dos diferentes tópicos relacionados a ela.

Fatores que impedem o crescimento da indústria

Como mencionamos acima, o Brasil vinha se recuperando de uma crise econômica dos anos anteriores quando se deparou com o desafio da pandemia. Se antes a gestão de custos já era determinante, agora, é imprescindível para manter as empresas em plena operação em um contexto em que a lógica do mercado passou por diversas e sensíveis alterações.

Dentre os pontos mais relevantes para impulsionar o crescimento da indústria, estão: garantir que haja geração de empregos (assim o consumo aumenta) e tornar o cenário político e econômico mais estável. Não tem como levantar os desafios para o crescimento da indústria sem mencionar a alta carga tributária nacional, que representa 36% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil.

O que é gestão de custos?

A gestão de custos é tão necessária para a indústria quanto a gestão de manutenção focada no melhor aproveitamento do maquinário e da força de trabalho. Trata-se de uma análise que oferece ao gestor a possibilidade de manter a sua companhia amplamente competitiva no mercado, em termos de preço, sem abrir mão da qualidade.

Podemos dizer que esse gerenciamento funciona como uma verdadeira investigação que leva o gestor a conhecer todos os custos que vão desde a aquisição da matéria-prima até a entrega do produto ao consumidor final. Quando se tem esses dados, é muito mais fácil identificar quais os custos que podem ser cortados e quais devem ser mantidos, para garantir a manutenção da operacionalidade.

A gestão de custos é multidisciplinar

A Indústria 4.0 se baseia em uma conjunção de elementos, se caracterizando como amplamente multidisciplinar, no entanto, desde muito antes da Quarta Revolução Industrial, já havia multidisciplinariedade na indústria na gestão de custos.

A ideia é bastante simples, o conhecimento dos custos de cada etapa da cadeia produtiva, assim como um gerenciamento eficiente que evite desperdícios, contribui para que eles não pesem no orçamento, pois se concentrarão em manter a empresa funcionando adequadamente.

O controle de custos está em toda parte da indústria, desde a manutenção preventiva dos equipamentos até a economia na área logística, com a adoção de um sistema mais eficiente de entregas. Todo e qualquer tipo de investimento realizado para manter a indústria funcionando se relaciona com a gestão de custos.

Por que a gestão de custos é tão importante?

Máquinas industriais que simplesmente param de funcionar estagnam a linha de produção da indústria e geram prejuízos, assim como custos além do previamente determinado. Ter uma boa gestão de custos é imprescindível para manter a companhia operacional e com saúde financeira. Quando não existe essa preocupação, é muito fácil perder o controle dos custos e reduzir significativamente a margem de lucro, além de não gerar capital para fazer um reinvestimento.

A gestão de custos é como um raio-x do bom andamento corporativo, permitindo entender como é possível redirecionar os esforços em prol do crescimento da organização. Tenha em mente que é crucial saber responder questões simples a respeito dos custos corporativos.

Gostou de saber mais sobre a importância da gestão de custos? Conheça o Grupo CSX e as soluções que temos para a sua empresa!