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Indicadores Manutenção Industrial

Conheça 4 indicadores de manutenção industrial que podem transformar sua indústria

Os indicadores de manutenção industrial constituem ferramentas práticas para identificar o desempenho real das empresas, comparativamente com o desempenho previamente estabelecido através de metas e objetivos. Trata-se de uma metodologia eficiente por usar dados reais para identificar como a companhia está se saindo e, até mesmo, quais pontos podem ser melhorados e quais já atingiram a excelência.

Ao longo do artigo iremos apresentar 4 indicadores de grande relevância em se tratando da manutenção do maquinário industrial, considerando desde tópicos, como a previsão de paradas, até a disponibilidade dos equipamentos, passando pelo custo para realizar esse processo preventivo.

Conheça 4 indicadores de manutenção industrial

O uso dos indicadores de manutenção industrial se mostra relevante pelo fato de proporcionar a mensuração da qualidade da produção dos produtos, além de permitir maior controle do estoque e do funcionamento do maquinário.

A seguir, apresentaremos 4 indicadores interessantes do âmbito de manutenção, lembrando que estamos considerando um contexto mais amplo, cada companhia apresenta necessidades particulares, podendo adotar outros indicadores em conjunto.

1 – Mean Time Between Failures/Tempo Médio Entre Falhas (MTBF)

Esse indicador é ideal para empresas que possuem máquinas especiais que não podem ficar paradas para não prejudicarem o ritmo da linha de produção. Como seu nome em português indica, ajuda a estabelecer o tempo médio entre as falhas, ou seja, identificar o tempo que a máquina (em situação ideal) leva para apresentar algum problema.

A partir dessa análise, é possível estabelecer um nível de confiabilidade para seu maquinário, se preparando para investir em manutenções preventivas e eventuais consertos se for necessário.

Para que fique mais claro, vamos dar um exemplo prático, imagine que a máquina X de uma empresa trabalha 12 horas por dia. Nesse período de 12 horas, o equipamento apresentou três problemas, o primeiro levou 10 minutos para ser reparado, o segundo 5 minutos e o terceiro 15. No total, foram 30 minutos de tempo de reparo. O cálculo do MTBF fica da seguinte maneira nesse exemplo:

MTBF = (12*60-30) / 3 = 230 minutos

Basicamente, isso significa que a empresa deve se preparar para resolver um problema com a máquina X a cada 230 minutos. Foi estabelecido o nível de confiabilidade desse equipamento.  

2 – Mean Time To Repair/Tempo Médio Para Reparos (MTTR)

O foco desse indicador é identificar a capacidade de reparos da máquina pela equipe de colaboradores. É feita a análise do tempo que os funcionários levam para colocar uma máquina novamente em funcionamento. Para calcular esse indicativo, é necessário conhecer o tempo total investido para realizar os reparos, bem como a quantidade de reparos que foram realizados.

De posse dessas informações, basta dividir o tempo total de reparos pelo número de ocorrências, chegando, então, à média de tempo que sua equipe precisa para colocar o equipamento em funcionamento. Retomando os dados do exemplo dado acima, podemos calcular o MTTR da seguinte forma:

MTTR = (5 + 10 + 15) / 3 = 10 minutos

Esse resultado indica que o tempo médio de conserto da equipe é de 10 minutos, logo, a indústria deve se preparar para um período mediano de 10 minutos de conserto dos equipamentos. Tendo esse conhecimento, fica mais fácil detectar problemas de inatividade.

3 – Availability/Disponibilidade de Ativos (A)

Esse é um dos indicativos mais relevantes para a Indústria 4.0 por ter como foco identificar qual é o tempo programado de uso da máquina em que ela está realmente trabalhando. Quanto mais elevado for o resultado desse indicativo, melhor será o desempenho da indústria em questão.

Continuaremos a usar os dados do exemplo do primeiro indicador para explicar na prática como calcular esse indicativo.

A fórmula para realizar esse cálculo é a seguinte: A = MTBF / (MTBF + MTTR) x 100 %

Fazendo as substituições numéricas temos: A = 230 / (230 + 10) x 100 = 95,83 %

O resultado de 95,83% é positivo, mas pode ser melhorado. A partir dessa informação, a equipe poderá se preparar para otimizar a sua atuação.

4 – Backlog

Considerando a meta atual de serviços, o Backlog indica qual é o tempo necessário para executá-la com a força de trabalho disponível. Trata-se de um valor oscilante, haja vista que todos os dias as demandas se alteram. O ideal é que se tenha um Backlog estável.

Para esse cálculo, é usada à medida HH (Homem-Hora, que considera a produtividade do trabalho por hora) aplicada a Ordens de Serviço (OS) executadas, planejadas, pendentes e programadas.

O valor HH é obtido multiplicando HHT (Homem-Hora Total) pela porcentagem de produtividade do funcionário. Use a fórmula: HH disponível = HHT x percentual de produtividade (%).

Tendo o valor do HH prossiga com a seguinte fórmula:

Σ HH OS Planejada + Σ HH OS Pendente + Σ HH OS Programada + Σ HH OS Executada / HH disponível

O cálculo do Backlog permite entender se o volume de trabalho está sendo excessivo para algum membro da equipe, assim, é possível fazer uma redistribuição mais adequada.

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