Blog

Big Data

Big Data e Indústria 4.0 – O que considerar?

Os conceitos de Big Data e Indústria 4.0 estão entrelaçados e representam o futuro do setor industrial. Certamente, você já ouviu a frase “estamos vivendo na era da informação” e realmente estamos, o Google estima que a cada dois dias são produzidos 5 exabytes de informação. Para se ter uma ideia do quanto isso é grandioso, vale citar que 5 exabytes corresponde ao volume total de informações produzidas por toda a civilização até o ano de 2003.

Esse grande volume de dados demanda ferramentas específicas que possam auxiliar em seu armazenamento, análise e filtragem. No contexto industrial, conseguir fazer essa filtragem é crucial para tomar decisões mais acertadas para o futuro da companhia. Siga a leitura para entender melhor essa relação entre os dois conceitos.

O que é Big Data?

Nos últimos anos, a tecnologia deu grandes saltos e mudou a forma como as pessoas vivem e se relacionam. O universo digital se tornou imensamente amplo, as pessoas passaram a produzir e consumir mais conteúdos, como posts de redes sociais, vídeos, entre outros. A principal consequência dos saltos tecnológicos proporcionados pela internet foi o aumento exponencial da produção de dados.

O processamento desse grande volume de informações não pode ser feito utilizando ferramentas convencionais, como planilhas ou sistemas de BI (Business Intelligence). Para atender essa demanda, foram desenvolvidas ferramentas com maior velocidade e capacidade para suportar diferentes formatos de dados, como imagens, textos, vídeos.

Big Data nada mais é do que um conjunto de soluções criadas para trabalhar satisfatoriamente com os três Vs (Volume, Velocidade e Variedade) que caracterizam a produção de informação atualmente. A ideia é simples, usar essas ferramentas para extrair os pontos mais relevantes das informações geradas, de maneira a ter uma base mais confiável para a tomada de decisões.

O que é indústria 4.0?

O termo Indústria 4.0 (ou Quarta Revolução Industrial) vem sendo bastante utilizado, pois define as bases da indústria do futuro que já está sendo construída no presente. Os processos produtivos vêm passando por mudanças significativas nos últimos anos, valendo-se de novos recursos tecnológicos, pautados especialmente na automação, agregando mais valor ao setor industrial e prolongando o ciclo de vida dos produtos.

A internet abriu a possibilidade de conectar o mundo físico com o mundo virtual, resultando em maior produtividade, mais qualidade e automatização dos processos mecânicos, permitindo que o ser humano seja alocado em funções que exijam mais do seu capital intelectual. Resumidamente, a Indústria 4.0 está relacionada à aplicação de conceitos de automação, controle e tecnologia da informação na indústria.

Big Data e Indústria 4.0: como se relacionam?

Como já mencionado, Big Data consiste em ferramentas voltadas para o tratamento de grandes volumes de informação. No contexto da indústria 4.0, esses recursos têm um papel determinante, uma vez que existe geração significativa de dados diariamente, em especial quando se trata da Internet das Coisas (IoT). Além dos dados gerados internamente pela empresa, há também aqueles que são gerados a partir de fontes externas, como as redes sociais, por exemplo.

O uso de aplicações de Big Data permite analisar e cruzar esses dados, gerando informações valiosas em tempo real. Por exemplo, imagine uma indústria cuja produção está 70% concentrada em produzir a versão A de um produto. Nas redes sociais, os potenciais compradores estão comentando que preferem a versão B.

A partir do cruzamento dos dados da linha de produção e do conteúdo online, é possível identificar a necessidade de reduzir a produção da versão A para aumentar a da versão B, obtendo, então, melhores resultados no mercado. Embora possa parecer um trabalho relativamente simples identificar a preferência do público e modificar o ritmo de produção, é necessário lembrar que estamos falando de um volume considerável de dados.

Big Data e Indústria 4.0: união que faz a força

Ferramentas de Big Data permitem fazer uma análise muito mais eficaz e rápida de dados no contexto industrial. Além disso, cria mecanismos eficientes de monitoramento de equipamentos, identificando antecipadamente eventuais problemas com o maquinário, algo que pode evitar interrupções na linha de produção.

Também contribui para determinar onde estão os principais gargalos produtivos e quais são as necessidades do público-alvo. Essa é a era da informação e ter condições de trabalhar com o imenso volume de dados gerados todos os dias é fundamental para obter sucesso.

Para conhecer mais sobre as soluções de Big Data na Indústria 4.0 fale com a Sandei e adquira diferenciais competitivos para o seu negócio!