Blog

Indústria de Automação no Brasil

O que esperar da Indústria de Automação em 2021?

A indústria de automação vem se recuperando da redução de crescimento em 2020, em decorrência da pandemia de COVID-19, e apresenta expectativas de aceleração em 2021. Grande parte dos países seriamente impactados pela pandemia já estão se movimentando para rearticular as suas economias, com foco especial na aceleração da automação industrial.

Antes do coronavírus, já se tinha reconhecido a importância de fortalecer esse processo de substituição de mão de obra humana em alguns setores, algo reforçado em vista dos impactos da pandemia e da necessidade de isolamento social.

O aumento da automação industrial, previsto para os próximos anos, irá se refletir em mudanças positivas no mercado de trabalho. Muitos postos deixarão de existir e esses trabalhadores poderão ser realocados em atividades laborais mais seguras e produtivas para as empresas.

Em 2021, as expectativas são bastante positivas para o setor, que se manterá em expansão. Continue lendo para entender como o Brasil está situado nesse contexto.

Indústria de automação: os impactos da pandemia de COVID-19

O ano de 2020 foi bastante desafiador para inúmeros setores e isso inclui o da indústria de automação, que precisou frear seu crescimento devido à postergação da aprovação de projetos e, também, aos impedimentos de colocar implantações em prática por causa das medidas de isolamento social.

Os impactos da crise do coronavírus ainda podem ser sentidos nesse segmento, porém, é nítida a sua recuperação e reposicionamento para um crescimento extensivo em 2021. A pandemia contribuiu para que o setor de automação compreendesse que algumas questões que eram encaradas como pertencentes ao futuro podem e devem ser analisadas e resolvidas no presente.

Já existe uma movimentação no sentido de implementar soluções que podem ser decisivas para manter indústrias de diferentes setores em funcionamento em um eventual cenário extremo no futuro.

Indústria de automação no Brasil em 2021

De acordo com o relatório anual de 2019 da Federação Internacional de Robótica (IFR), o Brasil é o décimo oitavo país mais robotizado no ranking das nações com maior índice de automação industrial. Nosso país segue a tendência mundial de concentrar grande parte das máquinas nos setores automotivo e de metalomecânica.

Para os próximos anos, há a expectativa de expandir a presença das máquinas para outros segmentos, tornando nosso país mais automatizado. Esse é um movimento natural que vem sendo feito por nações que desejam se manter alinhadas com as mudanças geradas pela Indústria 4.0 (chamada também de Quarta Revolução Industrial). Para as empresas, o aumento da automação pode significar uma redução de quase 50% da força de trabalho em tempo integral até 2022.

A expansão da automação industrial no Brasil terá reflexos positivos para os trabalhadores e, também, para as empresas, que se tornarão mais produtivas. Quanto mais inteligente se torna o processo industrial, mais se gera economia, eficiência e segurança para os envolvidos.

A tecnologia vem dando saltos significativos no desenvolvimento de novas soluções e isso não pode e nem deve ser ignorado pela indústria. Passar pelo processo de automação significa crescer de maneira sustentável com foco no futuro.

Mercado de trabalho

Durante algum tempo, houve uma ideia errônea de que o aumento do número de máquinas em atividade na indústria reduziria a necessidade de mão de obra humana. Essa é uma ideia equivocada porque, na verdade, ao passo que extingue alguns postos de trabalho de viés mais mecânico, o aumento da automação cria uma série de novos postos com melhor remuneração e que proporcionam a integração entre o homem e a máquina.

Grande parte do maquinário que ajudará a consolidar a indústria de automação em 2021 oferece a possibilidade de eliminar postos de trabalho que apresentam algum tipo de risco para os trabalhadores. Além disso, os profissionais do setor terão a oportunidade de se qualificar para exercer funções que demandam mais conhecimento técnico e, consequentemente, terão melhores salários.

A prosperidade da automação industrial contribui para tornar as nações mais tecnológicas, focadas na construção de um futuro mais palpável e com melhores condições para seus trabalhadores. O ano de 2021 se apresenta como um momento de retomada, com a adição do entendimento de medidas que podem evitar crises econômicas em eventuais novos cenários extremos.

Está em busca de soluções de automação industrial para sua empresa? Conte com o Grupo CSX e conheça a Sandei, nossa divisão de automação!