Blog

IOT

IoT – Definição, vantagens e aplicações empresariais

A Indústria 4.0 traz consigo uma série de inovações que transforma e facilita o dia a dia nas fábricas. Também chamada de IoT (Internet of Things) – Internet das Coisas, todo esse movimento colabora com tecnologias que proporcionam a conexão entre objetos para identificar, comunicar e interagir com o ambiente externo por meio de sensores, chips e softwares. 

A Sandei Automação possui um departamento de IoT com grande know-how em desenvolvimento de soluções de gerenciamento remoto, gerenciamento de estoque e controle de qualidade e muitos outros que garantem a conectividade entre dispositivos e o fácil acesso às informações.

Quer saber mais sobre essa tecnologia, quais são as vantagens e suas aplicações na indústria? Vamos explicar tudo neste artigo, continue a leitura e confira!

O que é IoT?

Quando falamos em Internet das Coisas (IoT) nos referimos à tecnologia que permite a integração de objetos por meio de dispositivos, sensores e outros sistemas digitais que funcionam de forma inteligente por meio da troca de informações que pode ocorrer via radiofrequência, WiFi, Bluetooth, entre outras formas de conexão.

IIoT: aplicação da IoT na indústria

Quando nos referimos à indústria, é comum utilizar a siga IIoT, do inglês Industrial Internet of Things, que faz referência à tecnologia aplicada aos ambientes industriais assim como em outros estabelecimentos de negócios. Por meio de sistemas cyber-físicos, é possível otimizar os sistemas automatizados com processamento de dados e inteligência artificial. Algumas dessas otimizações são a manufatura inteligente, a manutenção preventiva e preditiva, redes elétricas inteligentes, logística conectada, cidades inteligentes, cadeias de suprimentos digitais, entre outras tecnologias. 

Conceito e vantagens da Indústria 4.0

As tecnologias da Indústria 4.0 têm como base seis pilares principais, conforme destacados abaixo.

Tempo real: com um sistema integrado, é possível coletar e tratar dados de forma instantânea, permitindo uma tomada de decisão qualificada em tempo real.

Virtualização: é a proposta de uma cópia virtual das fábricas inteligentes; com sensores espalhados em toda a planta, é possível rastrear e monitorar de forma remota todos os seus processos.

Descentralização: a própria máquina é responsável pela tomada de decisão por conta da sua capacidade de se autoajustar, avaliar as necessidades da fábrica em tempo real e fornecer informações sobre seus ciclos de trabalho.

Orientação a serviços: é um conceito em que softwares são orientados a disponibilizar soluções como serviços, conectados com toda a indústria.

Modularidade: permite que módulos sejam acoplados e desacoplados segundo a demanda da fábrica, oferecendo grande flexibilidade na alteração de tarefas.

Interoperabilidade: pega emprestado o conceito de internet das coisas, em que as máquinas e sistemas possam se comunicar entre si.

Vantagens da IoT

A aplicação de todas essas tecnologias que encontramos na IoT conta com uma série de benefícios para a indústria como um todo. Alguns deles são:

– Gerenciamento e controle das linhas produtivas;

– Diminuição de custos de produção;

– Mais produtividade;

– Uma gestão de qualidade mais rigorosa;

– Um controle maior da produção e distribuição daquele bem ou serviço;

– Auxílio em processos de planejamento e gestão de logística;

– Administração à distância;

– Inteligência de negócios

Soluções de IoT da Sandei Automação

O departamento de IoT da Sandei Automation conta com uma série de soluções da Indústria 4.0, desde o gerenciamento estoque, controle de qualidade, e muitos outros que garantem a conectividade entre dispositivos e o fácil acesso a informações. 

Quer levar essa tecnologia para a sua empresa e ter todas as vantagens da Indústria 4.0? Conte com a Sandei Automação! Acesse nosso site e confira uma série de soluções inovadoras para o seu negócio.