Blog

Robôs Industriais

Robôs industriais: fique por dentro dos pontos principais

A tecnologia chegou para facilitar muitos processos nas empresas e nas fábricas. A Indústria 4.0 tem sido um divisor de águas nos setores que implementam máquinas inteligentes e processos automatizados. Mais otimização, produtividade e economia são algumas das vantagens proporcionadas por esta nova tecnologia que ganha cada dia mais adeptos e demonstra estar apenas começando sua revolução. 

Mas afinal, o que são esses robôs industriais, o que fazem e por que são tão desejados por diversos setores da indústria? Vamos explicar todos esses pontos neste artigo, confira!

O que é Indústria 4.0

A Indústria 4.0, também conhecida como 4ª Revolução Industrial, engloba todo o processo de automação, digitalização, big data, entre outros conceitos da tecnologia moderna que têm como objetivo unir o mundo físico ao digital, facilitando e otimizando o trabalho em todos os setores. Os robôs industriais estão entre os itens dessa tecnologia e têm sido muito bem aceitos pela indústria

O que são robôs industriais

Os robôs industriais são máquinas inteligentes que podem ter diversas funções, geralmente que necessitam de esforços repetitivos, precisão, resistência, rapidez e força. A atividade desempenhada varia de acordo com a sua configuração. São equipamentos manipuladores, controlados automaticamente, reprogramáveis e multifuncionais. 

Segundo a ISO (Organização Internacional para Padronização), o termo robô industrial é oficialmente definido como “manipulador multipropósito controlado automaticamente, reprogramável, programável em três ou mais eixos”.

Principais características

Em geral, os robôs industriais são uma máquina articulada multifuncional que pode ser controlada por um dispositivo. Sua estrutura costuma ser formada por um braço mecânico manipulável e controlável que contém pinças ou alguma ferramenta na ponta, elementos estruturais rígidos e são conectados por juntas que podem ser lineares ou rotativas.

Principais aplicações

Apesar de terem sido criados inicialmente para desempenhar tarefas mais comuns, hoje em dia os robôs industriais são multifuncionais, ou seja, podem exercer diversas funções nas mais diferentes segmentos da indústria, como montagem, pintura, fundição, soldagem, movimentação de cargas, inspeção de produtos, reconhecimento de imagens, entre outras. 

Como surgiu o primeiro robô industrial

O primeiro registro que temos da utilização do termo robô é de 1920 em uma peça de ficção científica chamada “Os Robôs Universais de Rossum”. A palavra “robô” teve como base a palavra eslava “robota”, que pode significar “trabalho monótono ou forçado.” Criada pelo escritor Karel Capek, a peça contava a história de uma fábrica que cr

No entanto, o primeiro robô industrial surgiu apenas na década de 1950, quando o engenheiro norte-americano George Devol criou o Unimate, um dispositivo de braço robótico que desempenhava tarefas automatizadas em uma fábrica da General Motors em Nova Jersey, Estados Unidos. 

Foi assim que Devol fundou a Unimation, uma empresa que fabricava robôs. Inicialmente, acreditava-se que eram mais uma forma de entretenimento do que efetivamente eficientes. Ao longo do tempo, as fábricas foram aderindo à tecnologia e, em 1980, grandes empresas passaram a investir na produção de robôs. 

Outra invenção muito importante na história da robótica foi realizado por Victor Motta, da Universidade de Stanford. Ele criou o primeiro braço mecânico com motor instalado diretamente nas junções do braço. A inovação permitia que os movimentos se tornassem mais rápidos e precisos, possibilitando o uso de robôs em funções mais complicadas, como a de montagem e soldagem.

Vantagens do robô industrial

São muitos os benefícios que os robôs industriais proporcionam à indústria. Entre eles temos o controle de qualidade, já que o robô sempre realiza exatamente o mesmo movimento, garantindo que a produção seja sempre igual e eliminando o risco de problemas causados por fatores humanos. 

Além disso, temos o controle de desperdícios, já que a máquina tem uma precisão muito maior que a manipulação manual. Tem ainda o aumento de produtividade, já que é possível produzir com mais velocidade e eficiência. 

Todos esses fatores fazem com que a segurança seja maior, já tarefas com maior risco de manuseio deixam de ser desempenhadas pelos operários. E também, tem a grande vantagem que é a redução de custos, devido à alta produtividade, menos falhas e menos desperdícios. 

Agora você já sabe quais são os principais pontos sobre robôs industriais. Se quiser saber mais sobre soluções automatizadas e tecnológicas para a sua empresa, fale com o Grupo CSX.