Ter à disposição da empresa soluções que ajudam a otimizar os processos e aumentar a produtividade é sempre uma enorme vantagem para a indústria. É por isso que os transportadores industriais, em especial os de correias, são tão valorizados, pois possuem muitos benefícios em comparação a outros meios de transporte de materiais, tanto em relação à economia quanto para a segurança e qualidade do trabalho.
Quais saber quais são as características dos transportadores de correias e suas principais vantagens? Explicaremos neste artigo, confira!
Características dos transportadores de correias
Um dos elementos de mais alta relevância nos processos da indústria, o transportador de correias tem a função de proporcionar o fluxo constante de materiais que devem ser transportados de um ponto ao outro. Ele possui uma correia contínua, cujo objetivo é formar uma superfície de sustentação para transportar determinado material.
Por apresentar agilidade, economia e segurança na operação, este equipamento é usado em inúmeros processos e em diversos setores da indústria, alguns deles são o transporte de minérios, carregamento e descarregamento de cargas, entre outros.
O transportador de correias é uma máquina bastante eficaz e resistente, já que costuma ser desenvolvida com três produtos de extrema qualidade e durabilidade, como aço carbono, alumínio e aço inox.
Por que vale a pena investir nessa solução?
Quando levamos soluções tecnológicas à empresa, ela passa a ter mais vantagem competitiva no mercado e mais uma série de outros benefícios. É isso que acontece ao investir em máquinas de qualidade que garantem mais automação e otimização de processos no dia a dia do seu negócio, como é o caso da transportadora de correias.
Ter uma máquina com essa função, que facilita a sua operação, garante mais agilidade na produção. Além disso, proporciona maior facilidade quanto ao manuseio dos produtos que são transportados por ela. Outra vantagem muito importante é o impacto positivo na qualidade do material produzido.
Um ponto que também vale a pena destacar é o desgaste que é evitado quando você substitui a mão de obra humana por um processo automatizado. A sua empresa economiza tempo de produção e proporciona um ambiente de trabalho mais saudável aos funcionários.
Sem dúvidas, a transportadora de correias é a forma mais vantajosa para o manuseio de materiais dentro de um processo produtivo.
Contexto histórico
Os primeiros registros de que se tem conhecimento sobre transportadores de correias são de 1795, época em que era realizado o manuseio de grãos para distâncias relativamente curtas. A correia era feita de couro e guiada por um leito de madeira.
Inspirado neste sistema rudimentar, os engenheiros do século seguinte passaram a considerar esse tipo de transporte uma maneira mais econômica, segura e eficiente de transportar grandes quantidades de materiais a granel. Por volta de 1892, foi criada uma correia transportadora usada para carregar carvão, metal e outros produtos.
Em 1901, iniciou-se a produção de correias transportadoras com carcaça composta por cabos de aço. Mas foi só em 1913 que o famoso engenheiro Henry Ford deu início ao sistema de montagem utilizando uma correia transportadora. Outro fato importante na história deste equipamento aconteceu durante a Segunda Guerra Mundial, quando iniciaram a produção de correias sintéticas.
Hoje, com tantas opções de materiais no mercado, as transportadoras de correias podem ser fabricadas de acordo com a necessidade do setor e da indústria, sempre com opções que garantem a melhor qualidade do equipamento para a função que ele virá desempenhar.
Agora você já sabe mais sobre os transportadores de correias, suas características e vantagens. Se tiver interesse em levar essa e outras soluções tecnológicas para a sua empresa, fale com a FLX Tecnologia, e garanta os equipamentos mais modernos para o seu negócio.